Pular para o conteúdo

O que é a tecnologia Rede Mesh?

Muita gente apostou em repetidores de wifi para distribuir melhor o sinal da internet pela casa ou então pelo escritório, mas essa não é a melhor saída. Infelizmente, os repetidores de wifi comprometem bastante o desempenho da sua rede. Daí, restavam duas soluções: ou você colocava mais roteadores criando redes separadas ou dava um jeito de passar cabos.

tecnologia da rede mesh

Felizmente, a tecnologia mesh oferece um caminho melhor; e ela está finalmente se tornando cada vez mais popular no brasil.

O que significa rede mesh

Apenas agora a tecnologia  está chegando às casas dos consumidores comuns. A rede mesh pode ser entendida como um wifi inteligente distribuído de forma automatizada.

Ao tempo que uma rede comum usa um roteador que é acessado pelo ip 10.0.0.1 (no caso da marca intelbrás, por exemplo) e pelo qual os usuários devem se conectar, a rede mesh trafega através de diversos equipamentos semelhantes a esses roteadores; e juntos funcionam como uma única rede.

O internauta se conecta a qualquer um dos pontos de acesso. Eles têm sinais separados de conexões separadas, só que ao mesmo tempo eles criam um túnel de sincronismo entre eles trocando informações em rede mesh.

Essa troca permite que eles troquem as informações sobre quem está conectado, que esse usuário saía de um access point e vá para o outro de forma transparente. É o tal do home que é tanto falado.

O grande diferencial das redes mesh é a capacidade de rotear o sinal automaticamente. A rede mesh tem um algoritmo que permite que você tenha vários access points conectados uns aos outros. Ele sozinho sincroniza várias informações entre os access points e permite que eles troquem informações sobre melhores rotas, sendo assim, quando o access pont de rede mesh fica off-line e não funciona, a própria rede mesh se redistribui, se reorganiza e faz a melhor rota. Assim os usuários conectados conseguem trafegar.

O sistema faz uma análise rápida (para falar a verdade, instantânea) das diversas possibilidades de rotas para o fluxo de informações. O algoritmo é responsável por achar o melhor caminho para poder chegar até o usuário o mais rápido possível.

Rede mesh x repetidores de sinal wi-fi

diferença rede mesh e repetidores wifi

Não confunda as redes mesh com repetidores de sinal wifi. O funcionamento é outro! Os repetidores só captam o sinal do roteador e o reproduz. Já a rede mesh tem a capacidade de cobrir até cidade inteira.

A rede mesh se diferencia também na quantidade de equipamentos que podem se conectar com eficiência ao mesmo tempo, até 100 simultâneos e com ótima qualidade.

Cobrir uma praça inteira com a rede mesh é muito mais fácil, pois você coloca 1, 2 ou 3 sinais de internet entrando com seus gateways e os outros respondem espalhados na praça.

Caso haja qualquer defeito em um access point ou no sinal de internet, eles vão se reorganizar e os usuários continuam com acesso à internet também via wifi.

A eficácia dos equipamentos da rede mesh de processar é absurda, por isso é uma solução muito animadora.

Você pode estar pensando que só as grandes empresas podem se beneficiar com a mesh, mas ela é muito interessante também para internautas domésticos.

Há também o fato do preço dos equipamentos – que caíram consideravelmente de certo tempo para cá - e assim, ela ficou muito conhecida. Com mais ou menos 500,00 reais, você pode adotar a uma rede. Veja que a diferença de preço entre ela e os roteadores não é muito grande se levarmos em consideração a melhora na entrega de uma internet mais rápida e eficiente. Com mesh é só melhorias!

Assista ao vídeo e entenda mais sobre a rede mech:

Voltar para página inicial.