Pular para o conteúdo

Openstreetmap, normalmente conhecido como OSM, é um projeto colaborativo livre para criar um mapa editável e gratuito, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. É um projeto muito ambicioso que digitaliza o mundo todo através da colaboração de todos os usuários da rede de internet .

porque o Brasil precisa de um OpenStreetMAp

Como funciona o OpenstreetMap?

O OpenStreetMap funciona mais ou menos como o site Wikipédia, onde o próprio usuário da internet que tem um certo conhecimento sobre algo pode criar uma conta e deixar sua contribuição.

No Openstreetmap não é diferente, suponhamos que você vê um lugar no mapa que está vago, em branco, sem nome, então, se você sabe qual é aquela rua, você vai editá-lo inserindo as informações faltantes. Isso vai ajudar outras pessoas que procurarem por esse lugar no mapa.

As informações que são adicionadas no Openstreetmap devem prover do conhecimento do colaborador ou de fontes que sejam livres de direitos autorais.

Como usar o Openstreetmap?

Para usar o Openstreetmap você deve se cadastrar utilizando um navegador de sua preferência e digitar o endereço osm.org. Em seguida será aberta a janela do projeto.

Depois você deve clicar em começar a mapear, daí vai abrir em um novo endereço.
Agora você vai fazer o seu registro colocando seu e-mail e confirmando-o, seu no de usuário (aquele que vai aparecer no seu perfil publicamente, senha e confirmação da mesma).

Feito isto, você vai fazer o login no projeto através do seu nome de exibição e senha. Para localizar o lugar de interesse, você pode usar o mouse clicando e arrastando o mapa, aproximando ou afastando através do roller do mesmo. Outra forma é digitando na caixa de busca o nome do local desejado.

Veja também: Geo Hackathon

Faça bom uso do OSM. O Brasil precisa de um OpenStreetMap e a sua colaboração.