Pular para o conteúdo

Geotecnologia

Qual a diferença entre geotecnologias e geoprocessamento; e o que envolve cada um desses termos? Vamos conhecer um pouco mais sobre isso:

Primeiramente temos que esclarecer que não estamos querendo impor aqui uma definição como sendo a única válida, mas sim, vamos falar com uma definição direta e que, com certeza, vai ajudar você que está iniciando na área a entender o que é o geoprocessamento e o que são as geotecnologias.

Geotecnologia e Geoprocessamento

geotecnologia e geoprocessamento

Uma das definições mais diretas e didáticas para geoprocessamento foi proposto por Rosa e Brito no ano de 1996. Para eles, o geoprocessamento consiste em um conjunto de técnicas ou tecnologias relacionadas à coleta e ao tratamento da informação espacial.

Quando eles falam nesse conjunto de técnicas, na verdade estão se referindo as nossas chamadas geotecnologias. Então, podemos dizer que o geoprocessamento é o conjunto de geotecnologia. Para ficar ainda mais claro o que estamos querendo dizer com isso, veja a seguir:

O geoprocessamento e é um conjunto maior onde estão incluídas as diversas geotecnologias de coleta armazenamento e uso integrado com análises destes dados geográficos. As geotecnologias incluem, por exemplo:

  • Os famosos sistemas de informações geográficos;
  • A topografia;
  • O sensoriamento remoto orbital;
  • O uso atual dos drones ou veículos aéreos não tripulados;
  • O uso de banco de dados geográficos, bem como a disponibilização desses dados em mapas interativos na internet.

Vídeo:

Em toda América Latina, a geotecnologia é um termo muito usado para designar tudo no que se diz respeito à análise espacial de dados geográficos e também o compartilhamento.

É óbvio que existem diversas outras tecnologias que poderiam ser mencionadas nesse conjunto. Em resumo, o geoprocessamento é o conjunto de geotecnologias.
Embora tenha ficado clara essa explicação, ainda vale a pena nós se aprofundar um pouco mais sobre esse assunto que é bem abrangente e complexo.

Talvez você desse artigo aqui: Openstreetmap